quinta-feira, 13 de junho de 2013

Você sabe o que é Gerenciamento de Projetos?

            Certa vez, em uma conversa com uma colega de curso sobre qual caminho seguir dentro da engenharia, ela afirmou que pensava em fazer um MBA em Gerenciamento de Projetos. Na época eu ainda não sabia bem do que se tratava, mas passei a reparar bem quando ouvia algo sobre o assunto.
            Deparei-me com diversos professores, administradores e engenheiros especialistas na área e com várias ofertas de cursos ligados ao assunto em instituições de renome, como FGV e Ietec. Minha curiosidade cresceu e eu decidi procurar entender melhor o tema. O presente artigo pretende apresentar um pouco do que seria Gerenciamento de Projetos, falar de sua importância dentro da Engenharia e mostrar os caminhos mais diretos para se entrar na área.

O que é um Projeto?


            Um projeto pode ser definido como um esforço de caráter temporário para obtenção de um produto, serviço ou resultado exclusivo. Sendo assim, ele vai se caracterizar por uma série de atividades executadas em conjunto, visando o cumprimento de um dado objetivo.
            Trazendo para a situação cotidiana, o conceito de projeto se encaixa tanto a atividades simples, como a realização de uma festa, quanto a processos complexos relacionados à engenharia, como a criação de um novo software, a construção de um prédio ou o desenvolvimento de um motor ecologicamente sustentável.

Qual a melhor forma de se realizar um projeto?

            Um aspecto essencial de um projeto é que ele trabalha com o que nós podemos chamar de restrições. As restrições, dizem respeito aos limites que você não pode exceder ao executar um projeto e as principais são o escopo, que diz respeito à definição do que será executado, o prazo, geralmente representado por um cronograma, os custos, ligados ao orçamento do projeto e o nível de qualidade aceitável do resultado gerado.

O Projeto e suas restrições


  
Nesse ponto, caro leitor, você pode se perguntar: “mas como garantir que as atividades serão executadas e o objetivo final alcançado sem exceder as restrições apresentadas?” É ai que entra o Gerenciamento de Projetos.
Basicamente, o Gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas para execução eficaz de um projeto. Repare aqui que o caráter apresentado é generalista, o que quer dizer que seja você um engenheiro querendo otimizar os processos em uma linha de produção ou em uma obra, um administrador querendo bater metas ou indivíduo querendo promover um dado evento, o Gerenciamento de Projetos é útil pra você.
De maneira informal, o Gerenciamento de Projetos sempre foi executado, porém apenas no século XX passou a ser encarado como profissão. No início, ele assumiu um mecanismo de atuação rígido, onde o projeto acabava, em certos casos, enjessado pelas restrições. Porém, com o passar do tempo e o desenvolvimento de novos campos do conhecimento, como o de Stakeholders ou partes interessadas, o foco passou a ser o alcance de resultados satisfatórios a todos os envolvidos, mesmo que sejam necessários ajustes ao longo do processo de execução.

Como ingressar na área?

            Atualmente é possível encontrar vários cursos voltados para o Gerenciamento de Projetos, como MBA’s e cursos de extensão. Em muitos casos eles vêm associados a utilização de ferramentas da área, como o MS-Project, programa da Microsoft utilizado para criação de cronogramas físicos e de custo.
            Porém, caso você busque maior consistência e aprofundamento na área, a maior entidade relacionada ao Gerenciamento de Projetos a nível mundial é o PMI – Project Management Institute (Instituto de Gerenciamento de Projetos). A organização é responsável pela compilação, edição, organização e publicação de dados e métodos relacionados ao Gerenciamento de Projetos na forma do PMBOK, um guia das melhores práticas da área, desenvolvido por um grupo de profissionais com amplo conhecimento prático. É possível inclusive obter certificações pelo PMI que comprovam a acurácia em Gerenciamento de Projetos ou em áreas específicas do mesmo. Os tipos, requisitos e meios de obtenção das certificações podem ser encontrados no site: http://brasil.pmi.org/, onde você também encontrará meios de filiação e outras informações relevantes, inclusive sobre a bibliografia essencial pra quem quer conhecimento sobre a área, o PMBOK.
           
O Gerenciamento de Projetos e a Engenharia

Assim, podemos concluir, que a utilização do Gerenciamento de Projetos como ferramenta de otimização é crucial para obtenção de resultados satisfatórios dentro de qualquer campo do conhecimento. Porém, seus benefícios são especialmente interessantes para os vários setores da engenharia, onde os ganhos ou as perdas relacionados aos resultados obtidos são relativamente elevados para todas as partes interessadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário