quarta-feira, 17 de julho de 2013

O papel social da Engenharia

            A Engenharia, independentemente da especialização a que se dedique, modifica o ambiente em que aplica seus conceitos e fornece as ferramentas que cumprem objetivos bem definidos e, na maior parte, essenciais para a sociedade. Esses aspectos parecem óbvios, mas muitas vezes não é simples parar para pensar na força que isso pode ter para cada indivíduo que tem contato com os resultados obtidos pela Engenharia.
            Por exemplo, na condição de Engenheiro Civil é importante você saber que não está simplesmente construindo casas ou prédios, você está dando para as pessoas o conforto que um lar pode oferecer. Como Engenheiro de Produção, você tem a missão de fornecer itens que as pessoas querem ou precisam consumir, com o máximo de eficiência o possível.


            Com vistas nisso, não se deve negligenciar o fato de que existem comunidades e instituições ao longo do mundo (algumas em seu bairro) que, principalmente pela falta de poder aquisitivo, não podem gozar com plenitude dos benefícios que a Engenharia traz para a sociedade. Pensando nisso, em 2001 foi desenvolvida nos Estados Unidos uma organização denominada Engenheiros Sem Fronteiras.

O que é a Engenheiros Sem Fronteiras - ESF

            A Engenheiros Sem Fronteiras é uma Organização Não Governamental que tem por objetivo difundir os benefícios da Engenharia em comunidades carentes ao longo de todo o mundo, contribuindo com o aumento da qualidade de vida das populações. Apesar dessa perspectiva global, as unidades são regionais e compostas por voluntários, o que se traduz em uma intervenção local que visa modificar o todo através do conjunto de ações.
            A atuação é variada, sendo desenvolvidos, por exemplo, projetos de infraestrutura em regiões desprovidas, otimização/organização de processos em instituições como hospitais e escolas, planos de ação para melhoria do funcionamento de sistemas urbanos, ministração de cursos profissionalizantes, apoio ao empreendedorismo social, acesso a fontes de energia limpa, dentre outros. A organização busca vincular a iniciativa privada com o sistema público visando resultados ágeis e satisfatórios para a população afetada.

Como ser um ESF

            A principal força do sistema de voluntariado é que ele permite a atuação de qualquer pessoa bem intencionada, de maneira que independente da formação, todos têm algo a oferecer.
            Se você se interessou pelo assunto e quer conhecer mais sobre a iniciativa ou colocar suas habilidades a serviço da mesma, acesse o www.esf-brasil.org/, o site da ESF Brasil, que possui sede localizada na cidade de Viçosa/MG. Nele você encontrará informações sobre a história do movimento, projetos desenvolvidos, núcleos existentes, formação de novos núcleos, inscrições, eventos e muito mais. Caso queira conhecer o ESF Internacional, acesse o site http://www.ewb-international.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário