sábado, 27 de julho de 2013

Os critérios para se comprar um bom imóvel

            Com o aumento do poder aquisitivo dos brasileiros e com a implantação de programas de desenvolvimento pelo governo, a aquisição de imóveis pela população aumentou. São ofertados casas e apartamentos em todo o lugar com os mais diversos preços e tamanhos.
            Nesse contexto, muitas vezes o comprador se depara com dúvidas a respeito dos critérios de avaliação a se adotar na hora de adquirir um imóvel. O presente artigo visa auxiliar à realização da melhor escolha, a partir de uma análise simples e da aplicação de alguns conceitos básicos de Engenharia.

Estrutura e Alvenaria


Muitas construtoras vêm trabalhando com prazos apertados e constante pressão por redução de custos. Com isso, em vários casos a qualidade da edificação fica prejudicada, o que é um dos aspectos principais a se observar.
Repare bem nos elementos estruturais, como vigas, pilares e lajes. Veja se existem falhas ou fissuras, o que poderia comprometer a estabilidade da edificação. Observe bem nas paredes, verifique se não há pontos de infiltração e trincas, que poderiam ser um grande inconveniente no futuro. Além disso, tire o prumo de duas ou três delas. O processo é bem simples, e saber o alinhamento das paredes é um ótimo indicativo da qualidade da construção.
Caso você pretenda reformar o imóvel, retirando paredes futuramente, por exemplo, é essencial que saiba se a construção foi feita em alvenaria estrutural ou em pré-moldados (pilares e vigas). Isso, porque caso as paredes tenham função estrutural, nenhuma delas pode ser retirada, com risco de desabamento.

Acabamento

Veja se os azulejos e cerâmicas estão alinhados e, se possível, se informe sobre as referências utilizadas. Descubra se é de boa qualidade, já que alguns são difíceis de limpar e mancham facilmente e outros possuem péssima aderência, ficando sujeitos a se soltarem. Essas informações podem ser adquiridas no memorial descritivo da obra.
Verifique se a pintura está descascada ou se apresenta manchas. Isso é um péssimo sinal, visto que pode indicar uma pintura mal feita ou recortes no emassamento das paredes, geralmente feitos para passagem ou alteração de alguma instalação tardia.

Instalações

            Teste todas as instalações elétricas do imóvel. Acenda e apague lâmpadas, ligue algum aparelho nas tomadas e repare bem no posicionamento de tudo. Interruptores devem ser de fácil acesso logo que se entra no cômodo. Já as tomadas, quando muito próximas, podem propiciar acidentes caso vários aparelhos sejam ligados ao mesmo tempo.
            Quanto às instalações hidráulicas é preciso verificar se elas têm um fácil acesso, caso precisem de manutenção e se elas emitem muito barulho quando as torneiras e vasos sanitários são acionados. Assim, pergunte sobre o posicionamento das tubulações e verifique o que precisaria ser quebrado para algum eventual reparo. Acione a válvula de descarga e repare no som que a água faz ao descer pela tubulação, veja se é incômodo.
Por fim, jogue um copo cheio de água no piso do box e veja se a água corre para o ralo ou acumula. Esse processo pode ser feito para quaisquer áreas da casa onde a água possa vir a se acumular, como varandas e áreas de serviço.

Ventilação / Iluminação / Vedação


            Quanto a esses aspectos, repare bem na utilização das esquadrias. Verifique o nível de iluminação do ambiente durante o dia com as luzes apagadas para saber se serão necessárias lâmpadas acesas por todo o dia. Analise também a circulação de ar no interior da edificação. Abra as janelas e veja se há conforto térmico.
            Observe a qualidade das esquadrias utilizadas e o alinhamento delas, já que esquadrias mal posicionadas poderiam propiciar a entrada de água na edificação durante períodos de chuva e dificuldade de abertura.

O bom senso e a escolha do melhor imóvel

            Apesar de simples, os processos apresentados são extremamente eficazes para se evitarem surpresas indesejadas após se adquirir um imóvel. Caso o leitor queira mais segurança, uma boa saída é ir acompanhando de algum profissional ou estudante da área, capaz de auxiliar na observação dos critérios apresentados.
Nesse artigo o foco foi nos aspectos construtivos da edificação. Mais tarde falaremos sobre outros pontos essenciais para a escolha de um bom imóvel, porém com tratando de questões como localização e posicionamento da edificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário