quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Os critérios para se comprar um bom imóvel II

            Já foram discutidos os aspectos construtivos que devem ser observados na escolha de um imóvel. É necessário, porém, que seja feita uma análise profunda de outras características que serão responsáveis pelo conforto do morador.         O presente artigo utiliza conceitos de Engenharia para falar de algumas dessas características, internas e externas, que devem ser observadas para garantir que seja agradável a experiência de viver em dado imóvel.

Posicionamento em relação ao sol


            Quando se projeta uma casa ou apartamento, um dos aspectos mais importantes a se observar é a forma como ele está posicionado em relação ao sol. É preciso analisar com cuidado os horários em que a luz entra em cada cômodo e o efeito causado.
            Para ambientes onde se passa muito tempo, o ideal é que bata o sol da manhã. Nesse horário a incidência de raios UV (prejudiciais quando em excesso) é menor e, além disso, como é um momento frio do dia, o conforto térmico aumenta. Destaque especial para os quartos, onde o sol também ajuda a evitar o mofo. Nesses ambientes não se recomenda alta incidência do sol da tarde, que poderia esquentar demais e tornar desagradável a permanência no local.
Quanto aos cômodos onde apenas se passa ou nos quais se permanece por pouco tempo, não há problema em ocorrer a incidência de sol após o meio dia. Para os banheiros, por exemplo, essa situação é a ideal, visto que o horário de pico para utilização dos mesmos é no final da tarde. Sendo assim, um ambiente mais quente propiciaria economia de energia para aquecimento de água.

Ventilação

            A ventilação é afetada por três critérios principais: esquadrias, posicionamento da casa e pé direito, como segue abaixo:
Esquadrias: devem estar posicionadas de forma a propiciar a circulação de ar em todos os cômodos. No caso de ambientes como banheiros, cozinhas e áreas de serviço, onde pode ocorrer a concentração de odores fortes, elas ajudam a aliviar o ambiente.
Posicionamento: Não adianta ter várias janelas, se a direção dos ventos não colaborar com a entrada deles na casa. É preciso que o posicionamento permita a entrada de correntes de ar.
Pé direito: É a altura do chão ao teto. Deve ter um tamanho que permita uma circulação de ar e uma sensação térmica consistentes com a região em que a casa é construída. Para lugares mais quentes, um pé direito elevado pode ser o ideal.
            Esse aspecto, apesar de um pouco subjetivo, é essencial para a escolha do imóvel. Além de maior conforto térmico, ele permite a circulação do ar, diminuindo a incidência/propagação de doenças. Entre em cada cômodo, abra as janelas e respire bem. Veja se sente odores estranhos ou concentrados. Chegue às janelas e verifique se elas propiciam uma circulação adequada.

Acústica


            É importante analisar o nível de barulho que vem das proximidades. Sendo assim, verifique o que se ouve dos imóveis ao lado. Esse procedimento deve ser feito com muita atenção, principalmente em casas geminadas e apartamentos. Além disso, faça movimentos triviais que geram barulho em um dado cômodo e verifique o que é possível ouvir nos cômodos ao lado. Isso pode ajudar a evitar diversos inconvenientes.
Por fim, observe a influência que a passagem de automóveis e pessoas na rua tem no ambiente interno. Como o tráfego varia muito em certos lugares, o ideal é analisar isso em mais de um horário do dia. Parecem processos simples ou até bobos, porém viver em um imóvel com excesso de barulho pode ser extremamente desagradável.

O bom senso e a melhor escolha

            Verifique cada um dos critérios apresentados com o devido cuidado e em caso de nem todos serem atendidos, pese na balança se, ainda assim, o imóvel atende às expectativas.

Procure conhecer a região onde ele se localiza. Certifique-se de que a infraestrutura básica (água, luz, esgoto) é atendida e se é fácil o acesso a serviços como saúde, alimentação, transporte e segurança. Pergunte às pessoas que moram no bairro o que elas têm a dizer sobre o local. A atenção a todos esses aspectos aumenta em muito as chances de se fechar um bom negócio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário