quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Comprar imóveis na planta: Bom negócio ou furada?

         Atualmente muitas construtoras trabalham com a comercialização de imóveis ainda na planta, visto que isso permite a redução do custo de venda. As opiniões sobre o assunto se dividem e é possível encontrar pessoas que ficaram satisfeitas com o resultado e outras que não tiveram as expectativas atendidas pelo apartamento construído ou que não receberam, provocando processos judiciais.

Os aspectos construtivos


     Um problema relacionado a isso é a dificuldade de visualização das características do imóvel na fase preliminar. Em muitos casos, devido à falta de conhecimentos técnicos ou de costume, não se consegue uma perspectiva consistente da edificação com ela ainda em projeto.
Isso deve ser considerado com muita atenção, pois, após assinado o contrato, não há volta. Uma opção válida seria o acompanhamento de um profissional da área que seja capaz de atentar para detalhes importantes, mas, ainda sim, não há garantia total de satisfação após a finalização da obra.

Riscos comerciais

        Além disso, é importante que o comprador tenha consciência que há um risco financeiro envolvido nesse tipo de aquisição. Se, por exemplo, a empresa responsável pela obra falir e não tiver condições de finalizar o projeto, o cliente pode enfrentar inúmeros entraves jurídicos até reaver o dinheiro desembolsado.
        Em uma situação na qual as condições de mercado são tão mutáveis e empresas começam a passar por dificuldades em curtos períodos de tempo, o ideal é repensar essa escolha. Apesar dos baixos custos apresentados, o produto não estará em mãos, o que torna a transação incerta.

Cumprimento de prazos

Os prazos de execução são extremamente problemáticos. Devido a uma série de fatores, eles raramente são cumpridos, o que pode provocar diversas frustrações até o recebimento. Sendo assim, desconfie de períodos muito curtos de entrega e cuidado com os planos que faz baseados neles.

Realizando uma aquisição segura

         Uma boa estratégia para minimizar as chances de fracasso na aquisição de imóveis na planta é dar preferência para construtoras com melhor fama de mercado ou para indicações de outros clientes. Com uma pesquisa simples na internet é fácil encontrar informações que ajudem a formar uma imagem da empresa.
Se possível, procure visitar outros apartamentos dela, de padrão semelhante e que se encontrem à venda, e analisar se é uma edificação de qualidade. Além disso, gaste alguns minutos pesquisando processos contra a empresa, o que é possível pelo site: http://comprot.fazenda.gov.br, necessitando apenas do número de CNPJ.
Por fim, sempre leia com muita atenção os documentos referentes à aquisição. Peça para ver os registros e comprovantes de autorização da construção e visite o local da obra para se certificar de ser algo sério. Como já dito, o acompanhamento de um profissional da área pode facilitar em muito as coisas, tanto em termos de conhecimentos técnicos de projeto quanto em relação à legislação da área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário