segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Resenha do livro: Planejamento e Controle de Obras

Caros leitores já faz um tempo desde a última (e única!) resenha publicada por nós, do A Engenharia em Foco, que na ocasião nos concentramos no livro Engenharia Invisível (Confira aqui!). Decidimos, portanto, conferir e escrever sobre mais um material para quem busca bibliografias da área de Engenharia: Planejamento e Controle de Obras, do autor Aldo Dórea Mattos.


Livro: Planejamento e Controle de Obras

Autor: Aldo Dórea Mattos

Ano: 2010 (1ª Edição)

Nº de páginas: 420

Editora: Pini

Escrito por uma das principais referências brasileiras em Gerenciamento de Projetos de Construção Civil, o livro foca em todo o processo de Planejamento e Controle de obras, desde a identificação das atividades do projeto até análise de Previsto x Realizado.

Cada ferramenta e metodologia abordada é tratada com riqueza de detalhes e um aspecto positivo é que apresenta exemplos práticos, impedindo o livro de se tornar cansativo, facilitando o aprendizado e fazendo com que seja ideal para quem tem a finalidade de aplicar os conhecimentos em seu dia a dia. Os principais tópicos encontrados no livro são:
  •      Diagrama de Rede;
  •      Cronograma;
  •      Alocação de recursos (Histogramas);
  •      Análise de Valor Agregado;
  •      Controle/tratamento de desvios.

Um aspecto que o leitor deve ter em mente é que o livro se limita ao Planejamento e Controle, sem detalhar as atividades pertencentes à orçamentação de obras. Além disso, o foco do material não recai sobre softwares específicos da área, transmitindo as informações sobre ferramentas e técnicas de maneira genérica.

Em resumo trata-se de um ótimo livro, com informações claras e objetivas sobre o Planejamento e Controle. Além disso, possui um nível de detalhamento que permite ao iniciante conhecer a área de maneira consistente e ao profissional experiente reciclar seus conhecimentos de forma estruturada.

Avaliação A Engenharia em Foco (pontuações de 1 a 5):
  • Aplicação prática: 4,5
  • Aplicação teórica: 4,8
  • Didática: 5,0
  • Relevância: 5,0
  • Abrangência: 4,3
  • Nota final: 4,7

4 comentários:

  1. Muito interessante o livro, mas gostaria de saber mais informações sobre detalhe sobre o orçamento de obras, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o livro, mas gostaria de saber mais informações sobre detalhe sobre o orçamento de obras, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bunny, tudo bem?
      Para orçamentação eu indico um livro chamado: Planejamento, Orçamentação e Controle de Obras e Projetos, do autor Carl Vincente Limmer. Gosto da abordagem e acho bem completo no quesito orçamentos.
      Caso você tenha alguma dúvida específica ou queira sugerir um tema para um artigo relacionado a orçamentação, gentileza entrar em contato pelo e-mail aengenhariaemfoco@gmail.com. Nossa equipe ficará feliz em atendê-lo!

      Excluir